---Melhor visualização em 1024x768
 
HISTORIAL DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA BONTEMPO

Endereço

Comunidade Córrego do Brejo, km 211 da Rodovia MG 367
Caixa Postal 11
CEP: 39625-000 – Itaobim/MG,
Telefone: (33) 9985-5847
E-mail: efabontempo@yahoo.com.br


O que é a EFA Bontempo?

---------A EFA Bontempo é uma Associação de famílias, pessoas e entidades que se unem para promover a formação integral e cidadã de adolescentes, jovens e adultos e o desenvolvimento sustentável e solidário do médio e baixo Jequitinhonha por meio da educação em alternância.

Quem são os promotores da EFA Bontempo?

---------Agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais e assentados da reforma agrária dos Territórios do Médio e Baixo Jequitinhonha.

A quem se destina a EFA Bontempo?

---------Adolescentes jovens e adultos, filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares oriundos do Médio e Baixo Jequitinhonha.

Quem administra?

---------A gestão administrativa da EFA Bontempo é feita pela Associação Escola Família Agrícola do Médio e Baixo Jequitinhonha – AEFAMBAJE.

A AEFAMBAJE

---------A Associação Escola Família Agrícola do Médio e Baixo Jequitinhonha – AEFAMBAJE, inscrita no CNPJ n. 03.593.777/0001-03, com sede na Comunidade Córrego do Brejo, km 211 da Rodovia MG 367 – Itaobim/MG, foi fundada em Assembléia Geral realizada no dia 22 de outubro de 1999. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, composta de famílias, pais e mães de estudantes, de ex-estudantes, de estudantes e ex-estudantes, pessoas e entidades afins, tendo como área de abrangência o Médio e Baixo Jequitinhonha, pessoa jurídica de direito privado, filantrópica, de caráter educacional, cultural, promocional, de estudos, pesquisas, desportivos, assistência técnica e extensão rural.

A afiliação

---------A AEFAMBAJE é autônoma na sua área de atuação, mas é integrada à AMEFA – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas e à UNEFAB – União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, situada em Brasília. A UNEFAB, por sua vez, é integrada à Associação Internacional dos Movimentos Familiares Rurais – AIMFR com sede atual em Paris, França.

Os princípios da EFA Bontempo:

---------A participação efetiva das famílias e interessados. A Associação de famílias que assegura a participação e envolvimento dos principais interessados no processo de gestão administrativa e pedagógica da EFA;
--------- A educação contextualizada no semi-árido. A Pedagogia da Alternância com seus instrumentos metodológicos específicos que assegura uma formação integral, contextualizada à realidade social, cultural econômica, ambiental, política do lugar;
--------- A formação integral da pessoal humana, onde o jovem educando é colocado como sujeito de responsabilidades, comprometido com a participação social, os valores da família e comunidade e é motivado e orientado a construir um Projeto Profissional para gerar trabalho e renda familiar.
--------- O Desenvolvimento Sustentável e Solidário – Fortalecer a agricultura familiar, desenvolver os princípios da agroecologia, da equidade de gênero, da participação efetiva, ativa e democrática, da inclusão nas políticas públicas, territoriais etc.

Os objetivos:

---------Promover uma educação gratuita, de qualidade e diferenciada, de Ensino Médio integrado à formação profissional técnico em Agropecuária, e/ou outra área profissional;
--------- Promover o estabelecimento de intercâmbios, a produção de pesquisas e publicações, bem como a realização de eventos, reuniões, círculos de estudo, debates, conferencias, cursos, palestras, seminários e outros afins, visando a divulgação/socialização de conhecimentos sobre a adolescência e juventude do campo e outros temas como tecnologias apropriadas, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, entre outros.
--------- Buscar a promoção e o desenvolvimento rural sustentável, através da educação – formação dos jovens, valorizando o espírito de solidariedade, respeitando o meio ambiente.
--------- Implementar uma formação global dos jovens, visando integrar uma educação em valores humanos, ambientais, técnico-científicos e artístico-culturais, visando garantir o futuro dos jovens no Vale do Jequitinhonha, com qualidade de vida.
--------- Assegurar todas as atividades de formação, de animação e de desenvolvimento sustentável para a região.
--------- Gerar trabalho e renda, através da profissionalização dos jovens do Vale do Jequitinhonha.
--------- Trabalhar a formação dos pais e mães dos estudantes no sentido de integrá-los a proposta da EFA.
--------- Desenvolver tecnologias adaptadas e apropriadas para a região do semi-árido.

Quem financia a EFA Bontempo?

---------A EFA Bontempo é uma escola comunitária, gerida por agricultores familiares, do ponto de vista do direito é uma entidade privada, mas presta serviço público, pois não cobra mensalidade dos estudantes. Por isto, junto com o movimento CEFFA reivindica políticas públicas que assegurem o seu funcionamento.

---------Hoje os principais parceiros financeiros são:

---------Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerias – repasse semestral por meio de uma bolsa-aluno, referenciada no FUNDEB e baseada na Lei 14.614 de 31 de março de 2003, que cria o Programa de apoio financeiro às EFAs de Minas Gerais, no Decreto n. 43.978 de 03 de março de 2005 e a Resolução Estadual n. 684 de 04 de julho de 2005.
--------- Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Médio e Baixo Jequitinhonha – cotização mensal.
--------- Prefeitura Municipal de Jequitinhonha
--------- Famílias associadas – cotização de sócios que contribui para a alimentação no internato.

---------Parceiros financeiros pontuais:

---------Instituto Marista de Solidariedade
---------Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – SAF
---------Caritas Diocesa
---------IDENE
---------Fundação Vitae
---------Manos Unidas
---------Instituto HSBC
---------FBD

---------Parceiros na formação na formação dos jovens (Estágios, visitas de estudo, intervenções externas na EFA

Famílias dos educandos e parceiras;
Associações de Assentados da Reforma Agrária da região
Sindicatos dos Trabalhadores Rurais
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais - FETAEMG
ITAVALE – Instituto dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Vale do Jequitinhonha
EMATER-MG
Caritas
AMAI - Itinga;
CAV – Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica de Turmalina;
Campo Vale – Minas Novas
EFA de Virgem da Lapa
EFA de Jacaré – Itinga
EFA de Comercinho
EFA de Padre Paraíso
EFA de Ponto dos Volantes
EFAs de Turmalina
Univ
ersidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha
Paróquia de Itaobim
Irmãs da Providência de GAP
Comi
ssão Pastoral da Terra - CPT
APRISCO – Virgem da Lapa

ABITA – Coronel Murta

Associação dos Agricultores Familiares de Itaobim
Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Lavras
MST / VIA CAMPESINA
Produtores rurais do Médio e Baixo Jequitinhonha

 

 

   
© Genea Soluções em Informática LTDA.