---Melhor visualização em 1024x768
 

DEPOIMENTO

---------O que significa a ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA BONTEMPO, situada no Município de Itaobim, na vida dos jovens alunos/alunas e ex-alunos/ex-alunas?

Talvez fosse interessante se pudéssemos ouvir e/ou ler o relato de cada um.
Penso que as respostas a esta pergunta seriam semelhantes, a mesma história feita de acontecimentos bacanas: satisfação, alegrias, lutas, conquistas...

---------Eu, Fernando Gomes da Costa, agradeço a Deus, dia e noite, por ter me dado o privilégio de conhecer, estudar e ser fruto da EFA BONTEMPO!

---------Como a maioria dos jovens da minha região, tive que migrar da zona rural para continuar meus estudos na cidade.

---------Em dezembro de 2000 quando já terminava o 1° ano do Ensino Médio precisei deixar a cidade e voltar novamente ao campo. Perdi meu pai nesta mesma data. Sou o mais velho de uma turma de 7 irmãos, daí a necessidade de ficar com minha mãe, trabalhar duro, lavrar a terra e tirar nosso sustento para que pudéssemos permanecer ali e ainda, ter que aceitar a idéia de não mais estudar. Nós não tínhamos condições de ir para a cidade mas o sonho permanecia vivo mas a realidade era outra!

---------No final de 2001 ouvi falar da ESCOLA FAMÍLIA AGRICOLA BONTEMPO numa reunião organizada pela Turma PIONEIRA para divulgação da EFA. Achei o trabalho interessante. Percebi que poderia resolver meu problema. Fui buscar mais informações a respeito. Entrei em contato com o presidente do STR de Cachoeira de Pajeu, Sr. Claudeci Pereira e Dona Evina Teixeira do STR de Medina que me explicaram como a escola funcionava, critérios de seleção, regimento, aptidão e que foi criada com o propósito de atender jovens filhos e filhas de agricultores dos Municípios do Vale do Jequitinhonha.

---------Providenciei tudo que era necessário para concorrer à vaga. Quando soube que tinha sido selecionado, eu simplesmente chorei de alegria, nascia dentro de mim uma nova esperança, a de estudar e contribuir para que eu e minha família pudéssemos, um dia, ter uma vida mais digna!

---------Em março de 2002 fui estudar na Escola Família Agrícola Bontempo. Logo percebi, em tudo, os inúmeros os detalhes que contribuíram para minha formação.

---------Sei dizer que é um espaço onde existe respeito, amizade, companheirismo, troca de experiências, preservação da Vida e, acima de tudo, formação humana.

---------Sinto orgulho de ser ex-aluno da EFA Bontempo. As mudanças na vida de minha família são notáveis, tivemos avanços na propriedade, meu projeto profissional foi colocado em prática, gera renda, orgulho e satisfação para toda família.

---------Através da UNEFAB, AMEFA e a EFA BONTEMPO consegui realizar um curso superior, Tecnologia em Gestão de Agronegócios.

---------Diante deste relato, penso que muitos ex-alunos e alunas têm uma história interessante pra contar.

---------O que me deixa angustiado é saber que algo tão importante, construído com tanta luta vem sendo alvo de agressões, calúnias e difamação.

---------Faço este depoimento em defesa da ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA BONTEMPO com o compromisso de que nunca vamos cruzar os braços.

---------A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA BONTEMPO é, e continuará sendo, das famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais que a construiu.

---------Não vamos deixar as palavras maldizentes e as atitudes desleais interromperem o sonho de vários outros jovens, filhos e filhas dos que moram e labutam nas roças do nosso Vale do Jequitinhonha..

VIVA A EFA BONTEMPO!!!


FERNANDO GOMES DA COSTA
Técnico de Desenvolvimento Rural
ITER - Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais

22 de Novembro de 2008

 

   
© Genea Soluções em Informática LTDA.